Artigos
17.Nov - LíderAção - Foco em Resultados
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
LíderAção - Foco em Resultados

Em qualquer instituição empresarial, governamental, terceiro setor ou até mesmo em nossas atividades pessoais, todos buscamos o alcance de bons resultados. 
E os resultados dependem do agir. O nosso bom agir vem de Deus, que é Ato puro. E nós, homens e mulheres, feitos à imagem e semelhança de Deus, somos chamados, por Benevolência Divina, a sermos continuadores de Sua obra.


Em todas as instituições os Líderes são chamados, por excelência, a serem os promotores da construção do Reino de Justiça, Paz, Amor e Fraternidade; isso não poderia ser diferente nas instituições eminentemente católicas. O testemunho de suas práticas de gestão pode ou deve exercer uma força de transformação na sociedade.


Assim, ao refletirmos sobre os resultados obtidos, concluímos em que pese os bons resultados até então, que quem desejar resultados diferentes precisa empreender ações diferentes. No combate entre os Filhos da Luz e os Filhos das Trevas, quais os que Deus quer que sejam mais espertos?


Estou convicto que Deus quer que os Filhos da Luz sejam os mais espertos. Assim, o Líder de qualquer instituição deve posicionar-se em respeito ao seu chamado, aplicando as melhores técnicas de gestão e modernização com vistas ao papel de sua organização na construção de um mundo novo para que venha a nós o Reino de Deus.


O Líder quer seja dono de seu negócio ou executivo de uma grande empresa, um Pároco, um Bispo, um chefe de Estado ou Nação, é habilitado pela graça de Cristo para tomar decisões e assumir suas consequências. Ele é aquele que enxerga com maior clareza aonde chegar, qual a direção indicada, o caminho a ser percorrido. Portanto, de forma compartilhada, Líder e liderados constroem juntos um novo amanhã, a Visão de Futuro tão desejada e sonhada.


O Líder deve ser o primeiro a buscar e compreender qual a vontade de Deus para sua organização ou projeto. É importante e necessário que ele empreenda esforços não desprezando as moções e inspirações de Deus afim de que a organização que lidera cumpra melhor seu papel e esteja perfeitamente alinhada ao Plano de Deus. Fora dos Planos de Deus não há bons resultados.
É evidente que o maior Líder que já existiu é Jesus Cristo não há e nunca existirá outro como Ele.


Mas temos alguns maravilhosos exemplos, depois de Cristo, como: Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, o Papa João Paulo II, etc., Gostaria também, de destacar um líder que esta bem perto de nós. Um Líder de visão, de fé, determinado, audacioso, sua força e resultados vem de Deus; também como um tributo pelo seu excelente trabalho de dedicação e amor para com a nossa Igreja: Antônio Miguel kater Filho. Ele, pela graça de Deus, enxergou e compreendeu a vontade de Deus instituindo o IBMC, como uma resposta concreta para que os Líderes da Igreja sejam mais expertos do que os filhos das trevas, usando de técnicas modernas no campo do Marketing na construção do Reino.


O Líder precisa se capacitar e se atualizar frente às modernas técnicas de gestão, mas pode também, a exemplo de Jesus, ser preparado no deserto, nos mares revoltos e na Cruz. E toda esta capacitação focada em resultados, pois é da vontade de Deus que produzamos muitos e bons frutos.


O Líder recebe capacitação especial de Deus para dirigir uma Organização, Paróquia, Diocese, Cidade, Estado ou Nação. Dirigir com foco em resultados que abranjam todas as pessoas envolvidas, sejam acionistas, clientes, parceiros, sociedade, etc.; agir como se tudo dependesse única e exclusivamente de sua ação junto aos seus liderados, mas ao mesmo tempo reconhecer que Deus É O Autor de tudo e que somente com os seus esforços humanos não alcançaria os resultados almejados.


O Líder deve comemorar os resultados alcançados com todos os envolvidos, buscando a simplicidade e a humildade para reconhecer que é apenas um servo, que fez o que deveria ser feito para não permitir que o orgulho, a vaidade e a tentação do poder o derrube ou assole o sucesso.


A exemplo dos Santos Anjos, que são nossos Auxiliadores e Administradores das obras de Deus, o Líder deve estar totalmente a serviço do Reino, usando sua capacidade, inteligência, sabedoria em prol da organização que lidera a fim de que esta cumpra com efetividade o seu papel na construção de um novo mundo.


Deus não quer Líderes adormecidos na inércia. Ele espera e exige que o imitemos: “Sede perfeitos como Eu Sou perfeito”. Sua perfeita atividade não tem limites. Deus é o Ato puro. Devemos, pois imitá-LO sabendo que a eficácia de nosso agir depende d’Ele.


Tendo em mente que o agir deve corresponder ao Espírito de Jesus, os Líderes Católicos, por excelência, possuem armas poderosas: a Oração e os Sacramentos. Sobretudo os Sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia que tem valor sobrenatural.


A gestão de competências tem também no mundo globalizado e secularizado foco em resultados. 
Um norte de competências é a adoção das virtudes evangélicas: Justiça, Fortaleza, Temperança, Prudência, Fé, Esperança e Amor. 


Deus seja louvado!



Fonte: Izekson José da Silva

Indique a um amigo
 
Newsletter

CADASTRE-SE

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS ATUALIZADAS DO IBMC
  • ibmc@ibmc.com.br

  • Copyright © 2024 IBMC - Instituto Brasileiro de Marketing Católico. Todos os direitos reservados.