Notícias Gerais
 
13.Jul - Belém: mais de mil jovens se reúnem em acampamento sobre tema da JMJ de Lisboa
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Belém: mais de mil jovens se reúnem em acampamento sobre tema da JMJ de Lisboa





Vatican News


O tema da Jornada Mundial da Juventude “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc1,39) também nomeou o Acampamento 2023 do Setor Juventude da Arquidiocese de Belém, que reuniu mais de mil jovens, durante quatro dias (de 6 a 9 de julho), na Chácara Tagaste em Marituba, em Belém (PA) Brasil. Foi a segunda edição do acampamento, um encontro anual das juventudes da Arquidiocese de Belém que se reúnem para viver a experiência de suas realidades partilhando da alegria da Boa Nova.


Evangelizar além da liturgia


Mais de mil jovens provenientes de 62 paróquias, 120 servidores voluntários e dezenas de expressões juvenis viveram momentos de oração, discernimento, reflexão e muita alegria. O acampamento é uma experiência reforçadora do dinamismo da caminhada eclesial. “Tudo isso significa que os jovens estão ávidos por uma pastoral juvenil pluridimensional, ou seja, que considere múltiplas necessidades deles. Não devemos pretender evangelizar os jovens somente através da liturgia”, disse dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, e referencial para a Juventude.


O acampamento tem por finalidade proporcionar aos jovens da Arquidiocese de Belém uma nova experiência com o Cristo sempre jovem, trazendo um novo olhar de missionariedade. Para dom Antônio de Assis, é preciso compreender na prática e incentivo ao protagonismo juvenil: “diante de tantos desafios socioculturais com muitas pressões de todas as formas, os jovens precisam de experiências socioeducativas e pastorais que os estimule a crescer nas relações humanas e na dimensão comunitária da fé”, disse o bispo.


Para o padre salesiano Antônio Alves, referência para a juventude na Região Menino Deus, o acampamento foi um momento de motivação para a evangelização, crescimento e amadurecimento da fé. Já a jovem Leticia, da Paroquia Santo Antônio de Pádua, do movimento jovem antoniano, participou pela segunda vez do acampamento, e como aconteceu em 2022, pôde vivenciar junto com os demais jovens a presença do Espírito Santo na oração, nos momentos de louvor e lazer.


Acampamento de 2024


A programação contou com meditações acerca do tema central “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), e seguiu na mesma linha da Jornada Mundial da Juventude a ser celebrada neste ano em Lisboa - Portugal, que além da celebração diária da Santa Missa, adoração eucarística e gincanas, contou também com festas temáticas e shows católicos. O III Acampamento Juvenil Arquidiocesano já tem data marcada e será realizado de 04 a 07 de julho de 2024.


Dados comparativos:
Acampamento 2022 = 375 jovens, 65 servidores voluntários e 25 paróquias
Acampamento 2023 = 1070 jovens, 120 servidores voluntários e 62 paróquias

Colaboração: Vívian Marler / Comunicação CNBB N2



Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Newsletter

CADASTRE-SE

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS ATUALIZADAS DO IBMC
  • ibmc@ibmc.com.br

  • Copyright © 2024 IBMC - Instituto Brasileiro de Marketing Católico. Todos os direitos reservados.