Notícias Gerais
 
22.Set - Franciscanas Missionárias do Sagrado Coração de Jesus celebram cem anos de criação
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Franciscanas Missionárias do Sagrado Coração de Jesus celebram cem anos de criação

Uma celebração vivida em sinal de gratidão, pedindo ao próprio Cristo para renovar o impulso missionário dos inícios, para proclamar o Evangelho no vasto horizonte da China de hoje: com esse espírito, as Irmãs Franciscanas Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, a primeira congregação feminina chinesa da província de Shaanxi, na China continental, compartilharam as celebrações do 100º aniversário da fundação de seu instituto religioso.A celebração comemorativa foi realizada em 16 de setembro, na véspera da memória litúrgica dos Estigmas de São Francisco, que ocorre em 17 de setembro, coincidindo com a data da fundação.


Sete bispos da Província de Shaanxi, 120 sacerdotes e mais de mil fiéis de várias partes do país, juntamente com representantes de nove congregações femininas que trabalham na China continental, participaram da solene Eucaristia, reunindo-se em torno das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração em um momento tão feliz e importante para elas.


Fundação da primeira congregação feminina provincial


No dia 17 de setembro de 1923, Eugênio Massi, OFM (1875-1944), vigário apostólico de Zhongjing (que mais tarde se tornou Vicariato Apostólico de Xi'an, capital da província e histórica missão franciscana na China), juntamente com o missionário franciscano espanhol padre Francisco Ormazabal, fundaram a primeira congregação feminina provincial com o objetivo de confiar a pregação do Evangelho às consagradas do lugar.





“A comemoração pelos 100 anos da fundação começou em 13 de setembro com uma vigília dedicada ao Sagrado Coração. Nos dias 14 e 15, houve vários encontros, cursos e seminários sobre os temas da missão e da promoção vocacional. Durante um dos encontros foi apresentado um videoclipe feito pelas irmãs e intitulado "Segue-me" que também continha os votos de felicitações dos bispos da província.”





No dia 16 de setembro, o arcebispo da Arquidiocese de Xi'an, dom Anthony Dang Mingyan, presidiu a Eucaristia e, em sua homilia, fez uma retrospectiva dos 100 anos de empenho missionário e caritativo das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração, exortando-as a abraçar com novo ardor a obra de proclamação do Evangelho da Salvação.


Atuação das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus






As Franciscanas Missionárias do Sagrado Coração de Jesus dedicam seus recursos humanos e espirituais ao serviço pastoral nas paróquias, nos orfanatos, nos jardins de infância, nas casas de acolhimento para doentes Aids e em cerca de quarenta pequenas clínicas espalhadas na zona rural, onde prestam assistência médica.


Uma pequena gráfica ajuda a produzir boletins para as paróquias e subsídios para o trabalho apostólico, enquanto um pequeno laboratório de arte que elas administram produz imagens sacras e estátuas de Santos e da Virgem Maria.


Para financiar suas iniciativas, as irmãs também produzem paramentos litúrgicos e todas participam de cursos de formação, inclusive para obter o credenciamento estatal para que possam ensinar o idioma chinês, a medicina tradicional e a pintura em escolas de ensino médio.


(Fides)









Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Newsletter

CADASTRE-SE

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS ATUALIZADAS DO IBMC
  • ibmc@ibmc.com.br

  • Copyright © 2024 IBMC - Instituto Brasileiro de Marketing Católico. Todos os direitos reservados.