Notícias Gerais
 
13.Out - Jovens do Instituto Padre Vilson Groh enviam cartas à Economia de Francisco
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Jovens do Instituto Padre Vilson Groh enviam cartas à Economia de Francisco

Seis jovens bolsistas do Instituto Pe. Vilson Groh participaram, no último dia 6 de outubro, do concurso #EoF: As Histórias Que Somos!, durante o Global Gathering da Economia de Francisco, de forma virtual. O concurso teve o objetivo de convidar entusiastas da arte e da escrita, estudantes e profissionais em geral para um exercício narrativo que responda ao desafio de pensar e realizar uma nova fundação dos capitais espirituais e narrativos da atualidade.


Guilherme Pedrozo, Leonardo Viana, Leticia de Lima, Arthur Mafra, Alessandra Zuffo e Laura de Lima são os jovens universitários que atenderam a esse convite. Todos beneficiados pelo Programa de Bolsas de Estudo Técnico e Superior do Instituto, eles vêm das comunidades da periferia da Grande Florianópolis e possuem uma visão crítica dos seus territórios e sociedade com um todo.


Candidatos na categoria Carta, eles escreveram suas histórias de vidas e encorajaram outros jovens ao redor do mundo a seguirem seus sonhos. Confira alguns trechos:


“Durante a escola, foi quando tive conhecimento das dificuldades que o meu bairro encontrava, principalmente em relação ao tráfico de drogas e facções criminosas, de como sistema educacional no Brasil é deficitário… Conforme os anos passaram, percebi como a realidade funciona, principalmente nas periferias, o racismo estrutural e as desigualdades sociais explícitas na sociedade brasileira.” Guilherme Pedrozo, estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


 




Guilherme Pedrozo



“Independente das jornadas que o futuro há de me reservar, espero dar seguimento aos aprendizados que a vida me ensinou: valorizar os estudos e nunca desistir de sonhar. Um dos meus maiores objetivos é colaborar com o desenvolvimento da juventude periférica e ver mais dos meus ocupando seus lugares de direito dentro da universidade pública. Pude 1 sentir na pele como a arte e a educação juntas são capazes de gerar transformação social.” Leonardo Viana, estudante de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


“Eu estudei, me dediquei, mas quando me vi, estava atrás de um caixa de supermercado do direto do campo, um sacolão de frutas e verduras, e era aquela minha realidade… E foi ali, bem ali, que percebi que teria que mudar, sabe?! Fazer algo para mudar minha realidade, o rumo da minha família, o meu destino. Então pensei em continuar os estudos, já que nenhum dos meus familiares havia dado esse passo antes, talvez estivesse aí a solução, eu pensei.” Letícia de Lima, estudante de Pedagogia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).


 




Letícia de Lima



Leia aqui as cartas:


https://drive.google.com/drive/folders/1jCiEtN0UicVqRehrcA18wqlQyqjNIpnO


Programa de Bolsas do IVG


O IVG com apoio de doadores, parceiros e voluntários, garante a permanência de jovens da Rede IVG em instituições de ensino técnico e superior. O programa assegura bolsas de estudo, auxílio financeiro, acompanhamento pedagógico e apoio psicológico aos jovens para que concluam seus cursos, se insiram profissionalmente ou prossigam em pós-graduações.


Os auxílios são custeados com doações de pessoas físicas ou empresas que assumiram o compromisso de garantir a permanência de um estudante desde seu ingresso na universidade até a sua graduação.


Em 2022, 60 estudantes foram beneficiados, sendo 26 em universidades públicas e 29 em instituições privadas. Por área de formação: 31% estão nos cursos da Saúde, 24% em Educação, 19% em Direito, 17% em Sociais e 7% em Exatas. Além disso, 13 jovens bolsistas concluíram a graduação. Outro ponto importante é o índice de mulheres assistidas no programa: 62%. Saiba mais em https://redeivg.org.br/bolsas.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Newsletter

CADASTRE-SE

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS ATUALIZADAS DO IBMC
  • ibmc@ibmc.com.br

  • Copyright © 2023 IBMC - Instituto Brasileiro de Marketing Católico. Todos os direitos reservados.