Notícias Gerais
 
15.Mar - Na Romênia mobilização sem precedentes para ajudar os refugiados ucranianos
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Na Romênia mobilização sem precedentes para ajudar os refugiados ucranianos

Alessandro Di Bussolo – Vatican News


Vinte e seis funcionários e cerca de trinta voluntários, jovens e idosos, estão envolvidos no recebimento inicial de refugiados ucranianos em cinco pontos de fronteira, ao longo de uma fronteira de 650 km entre a Romênia e a Ucrânia. Eles os ajudam com documentos para entrar no país, para possivelmente solicitar asilo, com as primeiras necessidades de refeições e camas, e para acomodações mais estáveis. Este é o pequeno "exército de paz" do Serviço Jesuíta aos Refugiados na Romênia, que no Centro Padro Arrupe em Bucareste já hospedou 75 refugiados da Ucrânia desde o início da emergência, além de outras dezenas em acomodações oferecidas por benfeitores e voluntários.



"Dezenas de famílias ligam para oferecer hospitalidade"


Mas nesta "crise sem precedentes" - como descreve o presidente do JRS Romênia, Padre Marius Talos - a luz vem da mobilização do governo romeno, de organizações não governamentais e, sobretudo, da sensibilidade "sem precedentes" da sociedade civil. Dezenas de famílias nos chamaram por telefone", disse o Padre Talos, "dizendo: 'Temos um quarto, uma casa que gostaríamos de disponibilizar para uma família ucraniana'. Esta é uma sensibilização que não tínhamos encontrado durante crises anteriores de refugiados, como a do Oriente Médio. Espero que de agora em diante haja um aumento da sensibilidade em relação a outras populações em situações de sofrimento".



Canções para a Ucrânia no centro de Bucareste


Após a chegada de mais de 300.000 refugiados (dos quais mais de 90.000 ficaram na Romênia), o JRS mobilizou uma campanha de solidariedade que resultou em doações no valor de 50.000 euros em uma semana, muitos dos quais já foram transferidos para os refugiados. Para ajudar aqueles que perderam tudo deixando um país sob bombas, o JRS e outras ONGs envolveram o cantor-compositor inglês Tom Odell, que interpretou seu sucesso "Another Love" (Outro Amor) na Estação Norte de Bucareste, entre bandeiras e camisetas com um coração amarelo e azul, as cores da bandeira ucraniana. Tom visitou o Centro Arrupe do JRS e se tornou voluntário do Serviço Jesuíta aos Refugiados por um dia.



Restituir a confiança no próximo para aqueles que tanto sofreram


Os trabalhadores e voluntários do JRS na Romênia oferecem kits de boas-vindas aos refugiados nas fronteiras, atuam como intérpretes e mediadores entre doadores privados, organizações governamentais e pessoas necessitadas, e ajudam as pessoas a chegar aos aeroportos e estações de trem. A maior tragédia, explica o padre Talos, é a das crianças que chegaram à Romênia sem pais, que permaneceram na Ucrânia para defender seu país. A prioridade é devolver-lhes a confiança nos outros, mas também nos adultos", disse o jesuíta romeno. "Aqui não há pessoas que queiram sequestrá-los ou machucá-los, mas apenas ajudá-los a se reerguerem. Uma maior coordenação entre todas as organizações envolvidas no apoio aos refugiados também é essencial, assim como a atenção para manter a corrupção fora desta competição por solidariedade, um flagelo alimentado por aqueles que, mesmo nesta tragédia, tentam se aproveitar para ganho pessoal.



Padre Talos (JRS): "Uma crise sem comparação"


Na agitação desses dias, nós conversamos por telefone com o padre Talos em Bucareste, quando ele acabara de concluir uma reunião on-line com os chefes dos escritórios do JRS na Europa Oriental:


Qual é a situação na Romênia neste momento com os refugiados da Ucrânia?


A Romênia compartilha 650 km de fronteira com a Ucrânia. Para os refugiados ucranianos, a Romênia é principalmente um país de trânsito para outros países mais ocidentais da Europa. Nos últimos 10 dias, mais de 300.000 refugiados ucranianos passaram pela Romênia, dos quais mais de 90.000, ou seja, 30%, permaneceram até o momento. Destes, mais de 3.500 solicitaram asilo para permanecer na Romênia, seja por falta de documentos ou porque não têm possibilidade de viajar para outros lugares. Portanto, estamos enfrentando uma crise verdadeiramente sem comparação, mesmo com a crise dos refugiados sírios de 7 anos atrás, em 2015.


Nesta crise, qual é o compromisso do Serviço Jesuíta aos Refugiados na Romênia?


Embora não sejamos uma organização de emergência, aqui o JRS auxilia refugiados ucranianos nos pontos de fronteira, oferecendo-lhes aconselhamento jurídico sobre como obter seus documentos, ajudando-os com suas necessidades sociais e materiais, e depois oferecendo-lhes alojamento em Bucareste e em outros lugares próximos à fronteira. O JRS está 100% envolvido nesta intervenção nas três frentes.


E com as outras iniciativas dos jesuítas, vocês estão se coordenando para oferecer um serviço melhor?


Além do Serviço de Refugiados, os jesuítas da Romênia estão envolvidos na crise através de dois outros projetos. Existe um projeto italiano, o Quadrifoglio, fundado pelo padre Massimo Nevola, um jesuíta italiano, junto com o padre Vitangelo Denora. Eles abriram um grupo de casas familiares em Sighet, muito perto da fronteira ucraniana em 2000 e agora essas casas também foram transformadas em pontos de recepção para as famílias ucranianas. O outro projeto é austríaco, chamado Concordia, que foi criado para abrigar crianças de rua e agora oferece alojamento a dezenas de refugiados da Ucrânia. Eles não são sempre ucranianos, mas muitas vezes estudantes da Índia, Paquistão, Sri Lanka e outros países asiáticos. De fato, aqueles que chegam da Ucrânia representam diferentes situações étnicas e sociais que são cuidadas uma a uma.


Qual é em geral a acolhida que o governo romeno pode proporcionar? Como está se organizando para acolher este grande número de pessoas que também permanecem no país?


Até agora, foram organizados vários acampamentos com barracas de recepção nas grandes cidades, incluindo Bucareste, que abriu um centro de recepção no recinto da Feira da capital e depois em um centro de exposições. No estádio da Arena Nacional, atrás das arquibancadas, centenas de camas foram montadas para atender esta onda de refugiados ucranianos. Além disso, várias organizações não governamentais uniram forças em uma rede para oferecer casas e apartamentos aos refugiados ucranianos. Também é bom notar uma mobilização sem precedentes por parte da sociedade civil. Dezenas de famílias nos telefonam dizendo: "Temos um quarto, temos uma casa que gostaríamos de colocar à disposição de uma família ucraniana". Esta é uma sensibilização que não encontramos durante crises anteriores de refugiados, como a do Oriente Médio. Espero que haja um aumento da sensibilidade e da solidariedade para com outras populações em situação de sofrimento.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Newsletter

CADASTRE-SE

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS ATUALIZADAS DO IBMC
  • ibmc@ibmc.com.br

  • Copyright © 2024 IBMC - Instituto Brasileiro de Marketing Católico. Todos os direitos reservados.