Notícias Gerais
 
10.Nov - O Papa: a educação dos jovens leve fraternidade, paz e justiça ao mundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O Papa: a educação dos jovens leve fraternidade, paz e justiça ao mundo

Com o convite do Papa Francisco para construir um mundo melhor por meio de uma educação que promova a justiça e a paz, o 4º Simpósio Global Uniservitate, que reuniu especialistas em educação de todos os continentes, foi concluído nesta quinta-feira (09) na Universidade La Salle, em Manila.


 


Uniservitate: um programa para tornar os jovens protagonistas
Uniservitate é um programa para promover o aprendizado e o serviço solidário em instituições católicas de ensino superior que adere ao Pacto Educacional Global do Papa Francisco, buscando oferecer uma educação integral às novas gerações, envolvendo-as em um compromisso ativo com os problemas de nosso tempo para que sejam protagonistas de propostas transformadoras e promotoras da paz e da fraternidade para a mudança social.


 


Francisco: formar, não apenas informar
Nesta quinta-feira, antes do encerramento do segundo e último dia do Simpósio, foi lida a mensagem do Papa Francisco, na qual ele enfatizou a necessidade de "desenvolver nos jovens uma maior consciência da relação que deve existir entre as 'linguagens' da mente, do coração e das mãos". Dessa forma", disse o Papa, "os educadores poderão formar, e não simplesmente informar, aqueles que estão sob sua responsabilidade, para que todos possam aprender a pensar em harmonia com o que sentem e fazem; a sentir em harmonia com o que pensam e fazem; e a fazer em harmonia com o que sentem e pensam".


 


Os jovens podem construir um mundo melhor
Trata-se - observa Francisco - de uma abordagem à educação que "requer métodos criativos, interdisciplinares e transdisciplinares para ajudar os jovens a serem líderes e protagonistas na construção de um futuro melhor para toda a sociedade". Ao mesmo tempo, o Papa observa que "a importância da dimensão espiritual na educação não pode ser negligenciada", o que deve levar os jovens a "servirem o bem comum como discípulos missionários, capazes de levar a verdade transformadora, a beleza e a alegria do Evangelho a todos os membros da família humana, promovendo assim o reino de Deus de solidariedade fraterna, justiça e paz".


 


No próximo ano, o Simpósio será realizado na Lumsa, em Roma
As duas primeiras edições do Simpósio Global da Uniservitate, em 2020 e 2021, foram realizadas em modo virtual devido às limitações criadas pela pandemia da Covid-19. No ano passado, a terceira edição foi realizada na Universidade LUMSA, em Roma, que também sediará o 5º Simpósio Global da Uniservitate no próximo ano. Em outubro do ano passado, o Papa Francisco recebeu os alunos vencedores do Prêmio Uniservitate 2022 e os incentivou a continuar trabalhando em projetos dessa natureza.


Fonte: Vaticanews

Indique a um amigo
 
Newsletter

CADASTRE-SE

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS ATUALIZADAS DO IBMC
  • ibmc@ibmc.com.br

  • Copyright © 2024 IBMC - Instituto Brasileiro de Marketing Católico. Todos os direitos reservados.