Notícias Gerais
 
02.Jun - Papa: Corpus Christi seja presença e conforto no sofrimento de cada dia
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Papa: Corpus Christi seja presença e conforto no sofrimento de cada dia

“Queridos irmãos e irmãs, amanhã se celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo que, na Itália e em outros países, foi transferida para o próximo domingo. Que vocês possam encontrar na Eucaristia, mistério do amor e de glória, aquela fonte de graça e de luz que ilumina os caminhos da vida.”


Assim, ao final da Audiência Geral desta quarta-feira (2) ao saudar os peregrinos de língua italiana presentes no Pátio São Dâmaso, no Vaticano, o Papa Francisco recordou a celebração de Corpus Christi desta quinta-feira (3). No Vaticano, o Pontífice vai presidir a missa no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro no domingo, 6 de junho, com a presença limitada de fiéis devido às restrições da pandemia. A transmissão ao vivo pelos canais do Vatican News, com comentários em português, começa às 17h30 na Itália, 12h30 no horário de Brasília.


Corpus Christi no Brasil


Já as paróquias no Brasil deverão adaptar as celebrações segundo as normas sanitárias locais para conter a disseminação do coronavírus. No Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, uma das principais festas da Igreja vai sofrer alteração nesta quinta-feira (3). A principal cerimônia do dia, às 9h da manhã, vai receber os fiéis em número reduzido e será concluída com uma procissão interna e restrita: apenas religiosos vão poder seguir o ostensório que abriga a Eucaristia, que será conduzido pelos corredores da Basílica e não pelo pátio externo, como em anos anteriores. Os peregrinos que participarem da missa no interior do templo vão poder acompanhar o percurso diretamente dos bancos. Essa é a única procissão do ano realizada de forma pública e solene com o Santíssimo Sacramento da Eucaristia.


Para a solenidade, o número de missas no Santuário Nacional foi ampliado. Ao todo, oito cerimônias acontecem durante todo o dia e seguindo rigorosos protocolos sanitários. De casa, os fiéis poderão acompanhar as celebrações que serão transmitidas pelas redes sociais do Santuário Nacional


Caridade marca Corpus Christi no sul do país


Na cidade de Bento Gonçalves, no interior do Rio Grande do Sul, por exemplo, a Paróquia Santo Antônio cancelou a missa campal e também não haverá a tradicional confecção de tapetes de serragem. Em conjunto com todo o Regional Sul 3 da CNBB, a paróquia local motiva os fiéis para a doação de alimentos não perecíveis, tanto no Santuário quanto nas comunidades. O que será arrecadado no “Mutirão pela Vida de quem tem fome”, que acontece simultaneamente nas 18 dioceses gaúchas, será destinado à Casa Pão dos Pobres, da Paróquia Santo Antônio de Bento, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social toda a semana. Em todo o estado, as doações podem ser entregues nas igrejas e também onde as paróquias indicarem.


O Pe. Ricardo Fontana, pároco local, recordou que "Jesus se doa a cada um de nós na Eucaristia, que é seu Corpo e Sangue. Ele mandou, na última Ceia, que atualizássemos esse mistério e nós o fazemos sempre em sua memória. É o Cristo vivo em nosso meio e esse Cristo quer que todos tenham vida, por isso somos chamados a exercer nossa caridade também neste Corpus Christi, doando alimentos não perecíveis. O mesmo Cristo que cuidou e curou muita gente, hoje pede que nós o façamos. Juntos, façamos essa reverência à Eucaristia e também cuidemos de quem mais precisa”. Em comunhão também o Papa Francisco, ao finalizar a Audiência Geral de hoje:





“Que o Corpo e o Sangue de Cristo sejam para cada um de vocês presença e apoio em meio às dificuldades, sublime conforto no sofrimento de cada dia e garantia de ressurreição eterna.”





Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Newsletter

CADASTRE-SE

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS ATUALIZADAS DO IBMC
  • ibmc@ibmc.com.br

  • Copyright © 2024 IBMC - Instituto Brasileiro de Marketing Católico. Todos os direitos reservados.