Notícias Gerais
 
29.Jun - Rússia. Sibéria: comunidade em festa, consagrada nova igreja dedicada a São José
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Rússia. Sibéria: comunidade em festa, consagrada nova igreja dedicada a São José

Uma nova igreja católica dedicada a São José na Rússia siberiana. Essa é a bela notícia que está alegrando os dias dos paroquianos da pequena comunidade católica de Berdsk, uma cidade de 95 mil habitantes localizada a 40Km de Novosibirsk.


A nova igreja, local de culto da homônima paróquia da cidade, foi consagrada no domingo por dom Joseph Werth, bispo da Diocese da Transfiguração em Novosibirsk, na presença de cerca de cinquenta fiéis e de alguns representantes da administração da cidade.


Presença do superior geral da Fraternidade S. C. Borromeu


Também concelebraram com o bispo Werth, que dirige essa diocese desde 1991, alguns presbíteros da Fraternidade Sacerdotal dos Missionários de São Carlos Borromeu, a quem ele havia confiado a construção da nova igreja: padre Alfredo Fecondo FSC, pároco da paróquia de São José desde 2011; padre Francesco Bertolina FSC, pároco em Krasnozërsk, uma cidade a cerca de 300 km de Novosibirsk, que no último ano ajudou seu coirmão padre Alfredo não apenas no serviço pastoral, mas também no enfrentamento de uma súbita inundação do edifício no ano passado; padre Paolo Paganini FSC, atualmente residente em Roma, mas que acompanhou os trabalhos nos últimos anos e exerceu seu ministério por um período em Berdsk; padre Giampiero Caruso, capelão da comunidade italiana em Moscou, que serviu por um período na cidade vizinha de Akademgorodok e que também participou do evento como representante daqueles da capital que desejavam fazer uma doação para a construção da nova igreja. Padre Paolo Sottopietra FSC, superior geral da Fraternidade de São Carlos Borromeu, que veio especialmente de Roma, também participou do feliz momento inaugural.


Comunidade católica seja sinal de unidade e reconciliação


Foi significativa a saudação de um representante da prefeitura de Berdsk presente, o qual expressou o desejo de que a comunidade católica da cidade pudesse ser um sinal de unidade e reconciliação.


A realização do que o bispo Werth descreveu em sua homilia como um "sonho" foi possível graças a inúmeros benfeitores, em particular italianos e alemães, que contribuíram para a construção do edifício, mas também àqueles que deram suas vidas para que as comunidades católicas pudessem ser preservadas na fé durante os tempos de perseguição, como lembrou o próprio bispo:


"Quero me lembrar de nossos padres que morreram nos campos de concentração: mártires da Igreja que hoje nos ajudam do céu, que em tempos difíceis serviram aos fiéis da Sibéria Ocidental e de todo o nosso vasto país".


Pequena comunidade católica local continua viva


Durante a celebração foram entregues à paróquia um cálice que São João Paulo II havia doado à Fraternidade de São Carlos Borromeu para ser usado em uma igreja católica na Sibéria, e relíquias de Santa Tecla, Santo Ambrósio e São Carlos, oferecidas pela Congregação dos Oblatos de Santo Ambrósio e São Carlos de Milão. Além disso, uma jovem paroquiana recebeu o sacramento da Confirmação das mãos do bispo Werth, um sinal de que a pequena comunidade católica local, apesar das dificuldades históricas, continua viva.


“Durante o período soviético e nos anos imediatamente após a queda do Muro de Berlim, os católicos de Bersk e da região se reuniam em prédios improvisados: instalações em prédios em ruínas e casas particulares.”


Quando o prédio então usado como local de culto paroquial foi incendiado em 2013, iniciaram-se os trabalhos, apoiados por várias doações de católicos italianos e alemães, para construir uma igreja adequada, de modo que a comunidade católica da cidade e das áreas vizinhas, que agora conta cerca de cem pessoas batizadas, pudesse ter um local de culto apropriado.


(com Fides)





Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Newsletter

CADASTRE-SE

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS ATUALIZADAS DO IBMC
  • ibmc@ibmc.com.br

  • Copyright © 2024 IBMC - Instituto Brasileiro de Marketing Católico. Todos os direitos reservados.