Notícias Gerais
 
31.Mar - Ucrânia. Números da solidariedade: Caritas e Igreja ao lado do povo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Ucrânia. Números da solidariedade: Caritas e Igreja ao lado do povo

Vatican News


São os "números da solidariedade". A Caritas-Spes, órgão da Igreja greco-católica ucraniana, produziu um relatório sobre o que os centros, estruturas e paróquias do país estão fazendo por aqueles afetados pela guerra que não fugiram do país.


175.741 beneficiários têm recebido assistência desde o início do conflito. 64.607 pessoas receberam abrigo e alojamento e 219.719 pessoas receberam alimentos e gêneros de primeira necessidade. Foram distribuídas 17.320 confecções de alimentos.


8.095 pessoas receberam roupas pesadas e calçados e 79.568 produtos de higiene. Há também produtos para a infância, roupas para crianças, mas também medicamentos. Além dos números da Caritas-Spes, há também os da Caritas Ucrânia, a instituição de caridade de referência da Igreja católica latina: mais de 260 mil pessoas foram assistidas desde o início da guerra; quase 100 mil itens de alimentos foram distribuídos e mais de 50 mil kits de higiene.



Um trabalho capilar, diário, de base, ao lado das pessoas


Nos centros de acolhimento da Caritas vivem 1.400 pessoas por dia. As duas Caritas e a Igreja estão entre as poucas instituições que permaneceram ao lado da população ucraniana - sintetiza a Caritas Internacional em um relatório - e sua presença torna possível alcançar até mesmo as áreas mais remotas de conflito. É um trabalho capilar, diário, de base que atua in loco, ao lado das pessoas, para apoiá-las na hora mais difícil da provação.


Mais de 3,8 milhões de refugiados ucranianos fugiram do país e mais de 1,8 milhões de crianças foram forçadas a fugir por causa da guerra. Há mais de 6,6 milhões de deslocados internos em todo o país e cerca de 12 milhões de pessoas que necessitam de assistência humanitária. Há quase um mês, a Caritas-Spes e a Caritas Ucrânia vêm fazendo o melhor que podem para administrar a crise humanitária.


Desde o início das ações militares, elas vêm realizando suas atividades de assistência aos deslocados internos e residentes que permanecem no território das zonas de combate. Nos últimos 27 dias, a Caritas-Spes proporcionou 25 abrigos nas províncias de Zakarpattia, Ivano-Frankivsk, Volyn e Lviv e manteve abertos seus 4 centros para abrigar crianças evacuadas de casas-famílias e de uma casa para mães solteiras.



Verdadeiros "mini-pólos humanitários regionais"


Depois há situações-limites, aquelas que se deparam com a invasão russa. As cidades de Berdyansk e Konotop, por exemplo, estão sob ocupação. Apesar disso, em Berdyansk, a Caritas-Spes consegue atender uma centena de pessoas todos os dias, enquanto na cidade de Konotop, a paróquia consegue fornecer ajuda humanitária graças à Caritas-Spes.


As ajudas que chegam do exterior são levadas para três pontos de armazenamento em Mukachevo, Lviv e Lutsk. De lá elas chegam a outros pontos de recepção e distribuição em toda a Ucrânia a partir de Oleksandrivka, Odessa, Dnipro.


Em cidades como Kharkiv, Zaporizhzhia e Kamyanets, os centros da Missão da Caritas e paróquias se tornam verdadeiros "mini-pólos humanitários regionais" que são continuamente reabastecidos para apoiar a região.


(com Sir)


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Newsletter

CADASTRE-SE

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS ATUALIZADAS DO IBMC
  • ibmc@ibmc.com.br

  • Copyright © 2024 IBMC - Instituto Brasileiro de Marketing Católico. Todos os direitos reservados.